Terça-feira, 29 de Dezembro de 2009

SOBROU PRA VACA

Ao longo dos séculos, uma vaquinha pastando feliz da vida, tendo a seu a lado um bezerrinho rechonchudo, num pasto viçoso era a própria imagem da vida simples e bem aventurada do campo, em perfeita harmonia com a natureza. Pelo jeito, isso já era, micou...Hoje, na fila do confessionário, encontrei minha amiga, Naja Maria, que me contou ter lido comentários de um tal de Thilo Bode (sic). Os comentários são de agosto/2008 .Pois bem - o senhor Bode é presidente de uma conceituada empresa alemã de proteção dos direitos do consumidor, a Foodwatch. Segundo Naja, o senhor Bode disse que "a vaca é uma bomba climática". Já imaginou semelhante coisa?

 

Fiquei com os olhos mais arregalados que os de Eva quando viram o "aquilo" do Adão pela primeira vez. Mas como? Além de pastar, fornecer carne, leite, couro que faz de tão ruim o pobre bichinho de Deus? Foi então que Naja Maria, sempre tão prestativa, me explicou que, de acordo com os comentários do senhor Bode, "independentemente de serem criadas de forma convencional ou orgânica, uma coisa que as vacas têm em comum é que arrotam e peidam sem contenção. Como todos os ruminantes, as vacas estão constantemente emitindo metano – um gás do efeito estufa que é 23 vezes mais poderoso do que o dióxido de carbono – por ambos os lados. Tão malcheirosas quanto as dos porcos, são as emissões gasosas de bilhões de bovinos, cabras e ovelhas que estão contribuindo para o aquecimento global". Quer dizer que a pobre vaquinha, aquela imagem de mansidão, pode acabar com o nosso planeta só pelo poder e força de seu arroto e peido?

 

Bem, se assim o é, que nós, pobres humanos, podemos fazer?  Acho que o ideal seria acabar de vez com o consumo de qualquer tipo de carne - de boi, vaca, frango, galinha, porco, porca, bode, cabra, carneiro, cachorro, rato, gato, capivara, tatu, peru, javali, avestruz, etc. Isso seria a glória para os vegetarianos e os defensores dos direitos dos animais. No entanto, iria provocar uma reação inaudita por parte de donos de rebanhos e pastagens e os proprietários de grandes frigoríficos como a Swift , Armour, só para começar. É compreensível, porque o assunto envolve poderosos interesses e o principal deles é grana. E onde há grana envolvida, as pessoas são capazes de tudo - a história do homem tem fartamente comprovado isso. Além do quê, vai ser muito, muito difícil convencer zilhões de pessoas  trocarem um suculento bife acebolado por um pratinho de tofu. Na Índia, e no Japão, talvez... Fico imaginando ambientalistas e vegetarianos radicais invadindo as pastagens, prendendo e matando a boiada e, por seu turno, os defensores dos direitos dos animais assassinando líderes dos vegetarianos e dos ambientalistas. E os ruralistas perseguindo e matando todos eles. Não estou enlouquecendo, não - atualmente se mata por muito menos que isso.

 

Uma outra tentativa de solução seria fornecer aos bovinos, ovinos e caprinos Sal de Fruta Eno e Luftal, logo após as refeições, para evitar a emissão daqueles gases tão maléficos e fedorentos.  Mas, não sei não - não daria muito certo. Logo, a zona rural iria se transformar num mar de embalagens de Sal de Fruta e Luftal. Contudo,que tal amarrar ou colocar um saco coletor de gás metano, na boca e no ânus de bovinos, ovinos e caprinos, logo após as refeições? Pessoas seriam contratadas para executar tão nobre tarefa, não é? Isso geraria novos empregos, aumento de renda, o que seria uma dádiva com essa onda de desemprego. Após um certo período ,esses saquinhos seria coletados, colocados num caminhão e levados até um local onde seriam então, descartados de modo a não oferecer perigo ao ambiente. Porém, acho que não daria muito certo - já pensou dois caminhões carregados com milhões desses saquinhos, colidirem de frente e os saquinhos estourarem? Vai ser uma fedentina só ...Bem, pode-se colocar uma rolha bem na saída do gás fétido...porém, isso teria que ser muito bem pensando. Dependendo das circunstâncias, aumentariam muito os casos de trabalhadores rurais vítimas de traumatismo craniano, causado pelo impacto de rolhas. E tem mais - ovinos, bovinos e caprinos não são os únicos a emitirem metano após as refeições. Há outros animais que correm esse risco. Por exemplo, gambás, urubus, micos, saguis não me parecem estar fora dessa lista. Eles tem um cheirinho nada agradável, diga-se de passagem. Você já experimentou aspirar o odor de um sovaco de sagui? E o que fazer com os grandes quadrúpedes ou bípedes como girafas, rinocerontes, hipopótamos, elefantes, avestruzes, cavalos, burros, zebras, etc? Se esses animais arrotam e peidam, então, o problema é bem mais sério, não é mesmo?

 

Como se pode ver, o problema ambiental  é complexo, muito mais complexo que encontrar alguma coisa em bolsa de mulher. Desde o dia em que o homem cortou o primeiro galho de uma árvore,  ou deu a primeira mordida num pedaço de carne alguém deveria ter alertado que tais hábitos poderiam, ao longo dos séculos, causarem transtornos, caso suas consequências não fossem bem analisadas. Isso não foi feito, somos humanos, não deuses.

 

Por hoje é só. Ah, antes que me esqueça - se descobrirem que baleias arrotam e peidam, pelo amor de Deus, me avisem. Já pensou, milhares de baleias, ao longo da costa brasileira, arrotando e peidando vinte e quatro horas por dia? Em uma semana o mundo irá pras cucuias.

 

Obs.: os comentários do Sr. Thilo Bode estão em http://www.ecodebate.com.br/2008/08/29/a-carne-bovina-contribui-para-o-aquecimento-global/

 

 

 

 

sinto-me:
publicado por cacá às 02:12
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim

pesquisar

 

Maio 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

posts recentes

TESOUROS PERDIDOS

I WON'T CRY FOR YOU, ARGE...

VOLTEI PRO MORRO

SE...

SOSSEGADO E CRUCIFICADO

AO SUL DO EQUADOR

HABEMUS DILMA

FILHO DE PEIXE, NEM SEMPR...

arquivos

Maio 2015

Julho 2014

Abril 2014

Junho 2011

Março 2011

Novembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

tags

todas as tags

blogaqui?

já visitaram esse blog

subscrever feeds